CORO s. osvaldo - roncegno terme

"Il segreto del canto risiede tra la vibrazione della voce di chi canta ed il battito del cuore di chi ascolta”
Kahlil Gibran

quem somos

Aos pés do Monte Fravort, na entrada do maciço alpino do Lagorai, a 1451 metros no Trentino oriental, é edificada uma pequena igreja dedicada a S. Osvaldo. Em tempos remotos, quem cuidava dessa igrejinha era um eremita. Ela foi construída sobre a colina que domina diante do povoado de Roncegno Terme (TN). Essa colina foi palco, durante a Primeira Guerra Mundial, de uma cruel e longa batalha entre Italianos e Austro-Húngaros, para o controle de uma zona considerada estratégica pelos beligerantes.

Dessa igrejinha deriva o nome do Coro S. Osvaldo de Roncegno Terme (TN), fundado no ano de 1968, através da iniciativa de um grupo de amigos. O primeiro maestro, e alma do Coro, foi o Dr. Primo Martinelli, médico geral de Roncegno Terme. Em seguida, a professora Carla Mosca, que dirigiu o Coro até o ano 2000. Do 2001 ao 2008, o Coro foi dirigido pelo maestro Federico Bonato.

O Coro organiza, desde o 1973, uma manifestação de Cantos Populares e de Montanha, no sugestivo Salão de Festas do Palace Hotel Terme de Roncegno. No decorrer dos anos, participou a muitas manifestações na Itália, com concertos nas maiores cidades da Itália do Norte e na Sardenha. No exterior, lembramos os concertos feitos em Stivor na Iugoslávia (Bósnia) no 1977, em uma comunidade de emigrantes trentinos, na Holanda, na Alemanha, na Suíça, na Áustria, na República Checa, no norte do País de Gales no festival internacional Llangollen Eisteddfod. O Coro S. Osvaldo se exibiu também na Croácia, na Bósnia, nos Estados Unidos, no Canadá, na Hungria e, recentemente, na Bulgária.

O repertório do coro, além das clássicas canções dos corais alpinos, contém canções de compositores de música moderna e canções da tradição popular trentina e de outras regiões. O presidente do coro é o Sr. Ivano Zottele. Desde o 2010 o coro é dirigido pelo maestro Salvatore La Rosa e é formado por 30 elementos.

 

info

Per contattare il presidente : presidente@corosanosvaldo.com
Per contattare il segretario  : segretario@corosanosvaldo.com 
 

siga nos: